Publicidade inclusiva ou atendimento especializado?
Na
reflexão de hoje, me deparo com a leitura de um livro: Mindset,
A Nova Psicologia do Sucesso (Carol S. Dweck) e veio um questionamento abordando:
seguidores ou clientes? O poder de um “post”.
Como especialista em pessoas com deficiência isso serve de alarme para a classe odontológica na divulgação de um post em redes sociais oferecendo apenas uma publicidade inclusiva com belas fotos de banco de imagens, visando curtidas e visibilidade, ou estamos exercendo o atendimento real com foco no paciente e na qualidade do seu tratamento?
É
natural e aceitável que nós odontólogos, sejamos condecorados pelo nosso mérito
e necessitamos de um reconhecimento profissional, hoje muito propagado pela
mídia digital através de nossos trabalhos realizados, depoimentos de clientes e
informações compartilhadas.
Entretanto,
quando isso acontece de forma desenfreada, apenas pensando como um veículo de
captar pacientes, isso pode acabar sendo identificado como um dos pecados da
humanidade, a vaidade. É muito comum hoje o profissional se perder através
dessas “realizações sociais”, e esquecer da real necessidade em se aperfeiçoar
e adquirir conhecimentos, antes de oferecer os serviços aos pacientes/clientes.
Nesta situação, o tratamento proposto com qualidade e o respeito, podem acabar
deixando de ser o foco principal.
Atualmente
uma relativa importância pelas curtidas e comentários do público-alvo, tem
sinônimo de sucesso para muitos profissionais, mas na realidade trata-se de um
pseudo - sucesso, apenas alimentando o ego. O resultado do alcance das imagens e status divulgados em mídias sociais, sem coerência, apenas visando a
captação de seguidores a qualquer preço, fazem muitos colegas confundirem a importância do real sentido da responsabilidade e respeito com o
paciente/cliente.
Existem
muitos profissionais diferenciados, indicados por clientes e respeitados por colegas,
mediante a execução de um trabalho respeitoso,eficaz, baseado em conhecimentos
adquiridos, cursos realizados e em evidências científicas, que também usam suas
redes sociais com seriedade visando a real utilização desta ferramenta como
canal de informação, capitação de clientes com vínculo e consequentemente o
reconhecimento profissional justo e merecido.
A
reflexão em questão é exatamente sobre o que é ofertado na mídia social. Enquanto
alguns dentistas sem domínio de técnica,apenas visando contabilizar seus seguidores,
munidos de uma grande rede de imagens e um marketing digital excelente, fazem
sua tentativa de captação volátil a qualquer preço, os grandes profissionais, sabiamente, dotados de excelente qualidade, de um
excelente nível técnico, também disponibilizando do acervo da mídia digital, estabelecem vínculos, laços e profissionalismo enobrecendo sua carreira profissional.
Então
fica a dúvida: os colegas estão em busca de seguidores ou de clientes?
Vale
a pena refletir, pois há quem diga que o sucesso de poucos é o fracasso de
muitos. O sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos
objetivos. As habilidades podem mudar e se alterar ao longo da vida por meio de
muito trabalho, boas estratégias, foco e dedicação e sequencialmente ocorre o
processo de transformação chamado de crescimento.
Se você é alguém quando você tem sucesso, o
que você é quando fracassa?
por, Cristiano Trindade / abril 2019
Comentários
Postar um comentário