10 ERROS QUE PODEM IMPEDIR SUA CLÍNICA DE CRESCER !!
Ter uma clínica ou consultório odontológico é gerir um negócio.A odontologia passa por um novo formato de clínicas e consultórios que vem crescendo significamente no mercado odontológico, As franquias, clínicas ou consultórios integradas médicas e odontológicas, coworking odontológico, entre outros, merecem destaque e atenção dos profissionais que possuem os tradicionais consultórios ou clínicas odontológicas.
É necessário evoluir e acompanhar os possíveis erros que fazem os pacientes migrarem de seu consultório ou clínica para outro profissional.
São ações simples que merecem uma atenção especial.
Mostrar ao seu paciente a diferença entre valor e preço é algo que pode ser um grande diferencial no fechamento do contrato.
Lembre-se valor é o seu conhecimento, agregado a qualidade de seu material utilizado, ao conforto oferecido a seu paciente por um custo a ser pago, preço é apenas uma condição monetária oferecida.
É fundamental um plano estratégico dinâmico, contendo ferramentas como uma pesquisa mercadológica, planejamento, ações de marketing, RH, comunicação interna, acompanhamento de resultados, gestão clínica e administrativa, entre outras, que necessitam estar alinhadas e bem definidas neste contexto.
O modelo CANVAS pode ser bem útil no norteamento da execução de um plano estratégico.
No site do SBRAE, este modelo pode ser encontrado facilmente.
https://www.sebraecanvas.com
Você precisa saber controlar o financeiro, treinar e liderar equipes, vender tratamentos para os pacientes, oferecer um bom atendimento e isso ainda é só o começo.
O objetivo desse excelente artigo, do Dr Ramon Maciel, é que você saiba quais são esses erros para não cometer ou corrigir os que já estão acontecendo aí no seu consultório. Importante salientar que essas dicas são apenas algumas, dentro de um universo complexo que é administrar ou ser gestor de uma clínica odontológica.
#1 – Não confirmar as consultas da clínica
Um erro que parece bobo, mas que faz toda a diferença no seu consultório. Quando você não confirma as consultas, você aumenta as chances do paciente faltar. Ele pode esquecer, ter um imprevisto ou até mesmo não ir e simplesmente não avisar. E aí você fica com um horário vago e perde um tempo que poderia ser usado para atender um outro cliente. Sem contar que o fato de confirmar a consulta mostra uma preocupação maior com o tratamento e com o paciente por parte da clínica.
#2 – Não reagendar faltas ou consultas canceladas
Esse é um erro grave e que infelizmente, muitos dentistas ainda cometem. A verdade é que não importa o público que você atende, sempre vão existir faltas ou consultas canceladas no seu consultório. O que importa mesmo é como você controla essas consultas. Quem ainda usa agenda de papel sofre um pouco mais com isso, já que muitas vezes as consultas se perdem em meio a tantas páginas. E a gente já sabe que nem sempre o paciente liga para reagendar, ou seja, não tem como depender dele para isso. Existem softwares de gestão que te ajudam a fazer esse controle de forma automática e eficiente.
#3 – Não ter um fluxo definido de retornos da clínica
Retornos são uma fonte excelente de receita. Já fizemos diversas pesquisas no Simples Dental e descobrimos que, levando em consideração a taxa e o valor médio de consultas, as clínicas que não controlam retornos deixam de ganhar cerca de 50 mil reais por ano. Bastante, né?! Já pensou o que você faria se ganhasse esse dinheiro a mais? Resumindo: é essencial que você controle todos os retornos da sua clínica para faturar mais.
#4 – Não assinar contratos
Quando você não assina um contrato, além de estar passível de qualquer problema jurídico, o paciente também dá menos importância para o tratamento e, consequentemente para você. Em um documento estarão dispostas todas as suas obrigações e as do paciente também. Assim, você fica mais seguro para cobrar esse cliente no futuro, caso seja necessário. Além disso, o paciente tende a levar o tratamento muito mais a sério.
#5 – Misturar contas pessoais com as contas do consultório
Esse é um erro clássico! Muitos dentistas ainda juntam despesas pessoais com os gastos do consultório, como aluguel, luz, pagamento de funcionários, entre outros. Mas atenção: isso não pode acontecer! Seu consultório é uma empresa e você precisa garantir que as contas não serão as mesmas. Anote tudo para ter controle do seu financeiro e garanta que o dinheiro do seu negócio seja investido nele mesmo. Recomendo que você tenha um pró-labore, seja fixo ou proporcional aos seus recebimentos. Essa ação vai te ajudar a separar os gastos pessoais e organizar melhor todas as receitas e despesas.
#6 – Não tirar um pró-labore
Como já falei acima, o ideal é que você tenha um pró-labore específico e que esse seja o valor que você recebe do seu consultório. A palavra pró-labore vem do latim e significa pelo trabalho. Isso quer dizer que é o dinheiro que você recebe pelo trabalho feito. Em todos os negócios bem geridos o proprietário tira um pró-labore e não fica com todo o dinheiro que o negócio gera. Você pode escolher receber um valor fixo, como R$ 4.000,00 por mês, por exemplo, ou uma espécie de comissão por cada tratamento feito.
#7 – Não medir a qualidade do atendimento
Se alguma coisa não pode ser medida, não pode ser melhorada. Isso é um fato! Então, como você vai melhorar o atendimento do seu consultório, se não sabe como ele está atualmente? O segredo aqui é fazer uma pesquisa para medir a qualidade do seu atendimento e da sua equipe. Você pode fazer uma pesquisa de satisfação contínua ou escolher realizar uma vez por ano por um período específico, por exemplo. Elas são ótimas porque ajudam você a entender o que ainda precisa de melhorias e o que você já está fazendo certo.
#8 – Não fazer reunião de feedback com a equipe
Feedback é extremamente importante para uma equipe e para seus líderes também. Ele ajuda a identificar pontos que precisamos melhorar e também reforça aqueles em que já somos bons. Uma boa equipe precisa de uma cultura onde o feedback é constante para que todos possam crescer. Eu recomendo que uma reunião como essa aconteça pelo menos uma vez por mês.
#9 – Não entrar em contato com orçamentos não aprovados
Uma venda nem sempre é fechada na hora e as pessoas às vezes precisam de um empurrãozinho para fechar um orçamento. Nesses casos, entrar em contato com os orçamentos não aprovados é o empurrãozinho que o paciente precisa. Eu normalmente recomendo que esse contato seja agendado no momento que o paciente não fechou o orçamento. Assim, você se compromete a voltar a falar com ele e o paciente a conseguir uma resposta até a data que vocês combinaram.
#10 – Não acompanhar seus indicadores
Já imaginou dirigir um carro sem velocímetro ou sem o marcador de combustível? Difícil né?! Se você não acompanha seus indicadores é exatamente assim que você está dirigindo seu consultório. Por isso, é fundamental acompanhar alguns indicadores simples, como faturamento, taxa de aprovação de orçamentos e ticket médio. Eles te ajudam a saber se seu consultório está indo bem, se precisa de melhorias e a decidir seus próximos investimentos.
Essas orientações são conhecidas e realizadas por muitos odontólogos e uma grande parcela tem ciência destas falhas e não consegue sanar. Antes que seja tarde, a contratação da prestação de serviços especializados é necessária, inserindo em sua equipe um administrador, gerente ou consultor para desenvolver e elaborar um planejamento resolutivo.
Como consultor, e pós graduado, em Ortodontia, Saúde da Família, Pacientes com Necessidades Especiais e MBA em gestão de pessoas e negócios, eu, Dr Cristiano Trindade, cirurgião-dentista posso orientar sua clínica a preencher essas lacunas e sanar suas dificuldades administrativas.
fonte:https://blog.dentalcremer.com.br/10-erros-que-impedem-sua-clinica-de-crescer/
Dr Ramon Maciel - Cirurgião-dentista formado pela ULBRA. Especialista em Gestão. Fundador do Simples Dental. - software de administração de consutórios/clínicas.
Essas orientações são conhecidas e realizadas por muitos odontólogos e uma grande parcela tem ciência destas falhas e não consegue sanar. Antes que seja tarde, a contratação da prestação de serviços especializados é necessária, inserindo em sua equipe um administrador, gerente ou consultor para desenvolver e elaborar um planejamento resolutivo.
Como consultor, e pós graduado, em Ortodontia, Saúde da Família, Pacientes com Necessidades Especiais e MBA em gestão de pessoas e negócios, eu, Dr Cristiano Trindade, cirurgião-dentista posso orientar sua clínica a preencher essas lacunas e sanar suas dificuldades administrativas.
fonte:https://blog.dentalcremer.com.br/10-erros-que-impedem-sua-clinica-de-crescer/
Dr Ramon Maciel - Cirurgião-dentista formado pela ULBRA. Especialista em Gestão. Fundador do Simples Dental. - software de administração de consutórios/clínicas.
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